Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Cinema experimental e Literatura transformam aulas para alunos de Itajaí

29 nov 2024 | Cultura, Itajaí e Região, Política e Educação

O projeto “A Literatura em Luz e Sombras: Experimentações para a Infância” está levando uma experiência única de literatura e cinema experimental a crianças de 5 a 7 anos de escolas públicas de Itajaí. De 29 de novembro a 7 de dezembro, serão realizados cinco encontros nos bairros Itaipava, Rio do Meio e Baía, com atividades nas escolas e no Museu Etno-arqueológico. A iniciativa utiliza o livro “A Menina do Joelho Quebrado”, de Camila Gonçalves, ilustrado por Ana Neves, para aproximar os alunos do universo literário por meio da animação experimental.

Durante os encontros, as crianças participarão de mediações literárias e criarão materiais para projeções em retroprojetores, tecnologia popular nas décadas de 1980 e 1990. As atividades exploram luzes e sombras, permitindo que os alunos inventem suas próprias histórias enquanto observam efeitos visuais impressionantes como profundidade e contraste. Esse processo lúdico proporciona uma forma interativa e criativa de engajamento com a literatura.

O projeto conta com uma trilha sonora exclusiva, desenvolvida pela artista Hedra Rockenbach. A música, combinada com vídeos e narração da história, guia a performance artística, enquanto sombras e imagens projetadas criam um espetáculo visual nas paredes. Segundo Camila Gonçalves, proponente da iniciativa e autora do livro a menina do joelho quebrado, o objetivo é oferecer às crianças um momento de aprendizado artístico, brincando com luzes e descobrindo o processo criativo de forma divertida.

Pensando em inclusão, as atividades possuem recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e atenção especial para crianças com mobilidade reduzida. Financiado pelo Edital LPG SC 2023, o projeto é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A programação inclui apresentações em diversas escolas, com destaque para a última data, 7 de dezembro, quando o evento será aberto ao público no Museu Etno-arqueológico de Itajaí, às 10h. Essa é uma oportunidade para a comunidade prestigiar um projeto que combina literatura, arte e educação de forma inovadora e inclusiva.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!