Fique por dentro dos últimos acontecimentos

CAPS II recebe Prêmio Nacional Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em saúde mental

29 nov 2024 | Cultura, Estadual e Nacional, Itajaí e Região, Política e Educação

O Centro de Atenção Psicossocial Adulto de Itajaí (CAPS II) recebeu o prêmio nacional Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental. A iniciativa reconhece instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado em saúde mental com humanização. A unidade itajaiense oferta atenção/reabilitação psicossocial às pessoas em sofrimento psíquico de maior complexidade. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (26), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Este prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho significativo e transformador na área de saúde mental, além de ser uma validação do compromisso com o respeito, a dignidade e a inclusão social das pessoas que enfrentam sofrimentos psíquicos. O prêmio valoriza a contribuição de projetos e profissionais que exploram a arte e cultura como um meio de cura, inclusão e expressão emocional, bem como dá visibilidade a ações que, muitas vezes, estão em áreas marginalizadas ou pouco valorizadas”, destaca a gerente do CAPS II, Tatiane Machado.

Nos últimos dois anos, a equipe de atendimento do CAPS II, beneficiada por um projeto de Supervisão Clínico-institucional, transformou suas práticas cotidianas por meio de um processo de educação permanente. A atividade tem como objetivo qualificar o projeto terapêutico do serviço, através de novas possibilidades de cuidado que aproximam trabalhadores e usuários de um outro modo de fazer Atenção/Reabilitação Psicossocial.

As práticas realizadas no centro de atenção são coerentes com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. A política nacional, por sua vez, tem em sua essência os princípios norteadores da Reforma Psiquiátrica Brasileira. A premiação homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil.

O Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental é considerado o “Oscar da Saúde Mental”. O mérito é concedido anualmente a até cinco homenageados. A iniciativa busca reconhecer e incentivar pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.

A votação dos premiados é realizada pelo presidente da Comissão de Saúde e por dez membros titulares desse colegiado. A escolha se dá por voto direto dos membros do conselho deliberativo. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) são selecionados para serem agraciados no ano.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!