Nesta quinta-feira (5), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou a existência de uma “possibilidade real” de federalizar a gestão do Porto de Itajaí. Em entrevista ao G1, ele afirmou que o governo federal está discutindo a nacionalização do terminal, e a proposta será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, no início da próxima semana.
Segundo o ministro, a federalização do Porto de Itajaí tem como objetivo ampliar os investimentos no terminal, que enfrentou dificuldades nos últimos anos. Ele criticou a gestão anterior, alegando que o Porto chegou a ser fechado, causando desemprego e desestruturação. Desde então, destacou a retomada das operações, impulsionada pela administração temporária da JBS, e apontou que a federalização pode fortalecer ainda mais o desenvolvimento do terminal.
O Porto de Itajaí é o único do Brasil sob gestão municipalizada, mas o convênio de delegação ao município termina em 31 de dezembro. Caso seja federalizado, o terminal poderá ser incorporado pela autoridade portuária de Santos, uma mudança que preocupa setores locais, devido ao impacto na relação Porto-Cidade e à possível perda de autonomia municipal sobre questões estratégicas.
A polêmica proposta surge em um momento de transição política na cidade. A partir de 2025, Itajaí será administrada por Robison Coelho, do PL, ex-secretário nacional de Portos no governo de Jorginho Mello. O novo prefeito assume o cargo em um cenário de incerteza sobre o futuro da gestão portuária e possíveis desdobramentos para a economia local.
Entre as prioridades da federalização, Silvio Costa Filho mencionou a necessidade de garantir estabilidade e ampliar as operações no Porto, um dos mais importantes do país. Ele argumentou que a nacionalização permitiria maior integração com os projetos logísticos do governo federal e possibilitaria investimentos mais robustos no longo prazo.
Entretanto, o tema desperta resistência de líderes locais, que apontam riscos à autonomia do município. O debate ganha relevância não apenas pela proximidade do término do convênio, mas também pela importância estratégica do Porto de Itajaí no setor portuário brasileiro.
Com a decisão prevista para as próximas semanas, a federalização do Porto de Itajaí promete ser um dos temas centrais das discussões entre governo federal e lideranças locais, definindo o futuro de um dos principais polos econômicos de Santa Catarina.
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