Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Escola de Itajaí tem projeto educativo reconhecido pela ONU

6 dez 2024 | Cultura, Itajaí e Região, Mundo, Política e Educação

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reconheceu o projeto “Tempo limite para o desperdício de alimentos”, da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, de Itajaí. O programa tem como principal objetivo reduzir o desperdício alimentar na unidade escolar, além de alertar a comunidade sobre a crise global da fome e o impacto na sociedade. É a segunda vez que a entidade reconhece essa atividade educativa, a primeira foi em 2021.

O projeto, criado em 2021 pela professora Patrícia Wanderlinde Alves em conjunto com os alunos da unidade escolar, planejou estratégias para reduzir o desperdício de alimentos na escola. A ação obteve bons resultados: a unidade registrou uma redução de aproximadamente 40% no desperdício de alimentos, além de mudar hábitos alimentares. 

Os alunos envolvidos participaram ativamente do projeto e auxiliaram na criação de folhetos educativos com dicas para evitar o desperdício alimentar. As instruções orientavam para comprar somente alimentos necessários, dietas baseadas em alimentação saudável, entre outras. Além disso, os alunos organizaram palestras e arrecadaram alimentos para doação.

Para a diretora da escola, Luci Rocha, o reconhecimento do projeto é motivo de orgulho na instituição, pois evidencia os esforços na educação municipal. “Ficamos muito felizes em ver o nosso trabalho saindo da sala de aula e alcançando o nível internacional. Isso é prova de que por meio da educação podemos transformar vidas, pensar no próximo e fazer grandes diferenças”, afirmou a educadora.

A iniciativa foi divulgada na Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), uma estratégia da Cooperação Internacional Brasil-FAO voltada à alimentação escolar. A RAES é promovida pelo Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), contando com a secretaria executiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!