Fique por dentro dos últimos acontecimentos

André Bonini assume superintendência do Porto de Itajaí com indicação técnica da APS

7 jan 2025 | Estadual e Nacional, Itajaí e Região, Política e Educação

O advogado André Leme da Silva Fleury Bonini foi nomeado como o novo superintendente do Porto de Itajaí. A escolha, oficializada pela Prefeitura de Itajaí, é temporária e ocorre no contexto da transição administrativa do terminal portuário, que passou a ser gerido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). Bonini, que já vinha participando do processo desde dezembro, foi indicado pelo presidente da APS, Anderson Pomini, com apoio do ministro Sílvio Costa Filho.

A APS destacou que a nomeação de Bonini é técnica, visando evitar a paralisação de obras e serviços essenciais após o término da gestão municipal. A indicação também tem como objetivo garantir a continuidade dos contratos portuários. Doutorando em Administração pela USP e com vasta formação acadêmica, Bonini traz um currículo que inclui mestrados e MBAs em áreas como Economia, Gestão Estratégica e Compliance.

A escolha causou surpresa nos bastidores, especialmente porque o advogado João Paulo Tavares Bastos, ligado ao PT e indicado por Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, era dado como nome certo para o cargo. Além disso, a nomeação de Bonini foi feita pelo prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), por meio de um convênio operacional firmado entre a APS e a gestão municipal.

A rápida aceitação do nome de Bonini pelo prefeito e a mudança nos rumos da gestão portuária sinalizam um alinhamento estratégico para a transição. O convênio prevê que os trabalhadores efetivos da antiga Superintendência do Porto de Itajaí fiquem vinculados a uma empresa pública municipal, prestando serviços à APS. Essa solução, de caráter temporário, garante a manutenção das operações no terminal.

Enquanto isso, o nome de João Paulo Tavares Bastos ainda é cogitado para um futuro cenário de federalização da gestão do Porto de Itajaí, embora não haja data definida para essa mudança. A APS segue liderando o processo de transição, com uma comissão composta por superintendentes do Porto de Santos, que atuam em conjunto com a equipe local para garantir o andamento das atividades portuárias e a preservação de empregos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!