O Semasa anunciou um plano de contingência para enfrentar a alta demanda de água em Itajaí, causada pelo aumento das temperaturas e pela capacidade insuficiente do sistema de tratamento. Uma das primeiras ações foi a criação de uma equipe extra para identificar vazamentos, como o ocorrido na Rua João Cunha, que já está em reparo e deve melhorar a pressão no bairro Fazenda.
Para evitar desabastecimento, a prefeitura instalará pequenos reservatórios de água com capacidade de 20 mil litros em áreas críticas como Fazenda, Fazendinha e Praia Brava. Além disso, poços artesianos serão interligados à rede pública após avaliação da qualidade, ajudando a garantir a distribuição em regiões mais altas.
A construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no São Roque, atualmente em licitação, promete ampliar em 30% a capacidade de produção, com previsão de fornecer 375 litros por segundo. Segundo o diretor do Semasa, Celso Praun, as medidas emergenciais são necessárias, mas a nova ETA será essencial para solucionar a questão no longo prazo.
0 comentários