
A Secretaria de Saúde de Itajaí recebeu 22 aparelhos portáteis para testes de dengue e iniciou o treinamento de profissionais para seu uso. A capacitação ocorreu no Hemosc, em Blumenau, e permitirá diagnósticos rápidos, especialmente em áreas remotas, agilizando o atendimento e controle da doença.
Os primeiros bairros beneficiados serão Santa Regina e Salseiros, regiões afastadas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Atualmente, os bairros São Vicente, Santa Regina/Salseiros e Cidade Nova concentram o maior número de casos prováveis da doença no município.
Os novos dispositivos funcionam de forma semelhante a um glicosímetro, coletando sangue por um pequeno furo no dedo e analisando o hematócrito, um indicador essencial para avaliar a gravidade da infecção. Com isso, os profissionais poderão definir rapidamente se o paciente precisa de cuidados mais intensivos.
Além dos novos aparelhos, Itajaí já conta com parcerias para a realização de exames completos com resultado em até duas horas. Essa estrutura fortalece a resposta rápida à dengue e reduz a necessidade de encaminhamentos para outras cidades, garantindo um atendimento mais eficiente.
0 comentários