
O modelo de pedágio sem parada, conhecido como free flow, está mais perto de ser implantado na BR-101 Norte, em Santa Catarina. A proposta ganhou força nas discussões em Brasília, com a bancada catarinense defendendo sua inclusão na otimização do contrato da rodovia, administrada pela Arteris Litoral Sul. O senador Esperidião Amin (Progressistas) destacou que a instalação dos pórticos é essencial na repactuação do contrato.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve encaminhar até 15 de abril a proposta de otimização para o Tribunal de Contas da União (TCU). Inicialmente, o free flow não fazia parte do pacote de investimentos, mas uma lei de 2021, de autoria do próprio Amin, obriga a implementação do modelo nos contratos de concessão a serem assinados. Com isso, cresce a possibilidade de o trecho Norte da BR-101 eliminar as cabines de cobrança, que frequentemente geram congestionamentos.
O sistema já funciona em rodovias do Rio Grande do Sul e do Paraná. A tecnologia identifica a placa e os eixos do veículo ao passar pelos pórticos, gerando a cobrança de acordo com o trajeto percorrido. O pagamento pode ser feito automaticamente via tag de pedágio ou, para quem não possui o dispositivo, pelo site ou aplicativo da concessionária em até 15 dias. Descontos progressivos são aplicados para usuários frequentes.
Se implantado, o modelo trará mais fluidez ao trânsito e eficiência na cobrança, eliminando filas e reduzindo o tempo de viagem. A expectativa agora é pela aprovação do TCU e a definição do cronograma de implementação na rodovia catarinense.
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