
A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú dará início, em 23 de abril, a um mutirão de neuropediatria voltado para o diagnóstico de crianças com suspeita de autismo. Serão 140 atendimentos nesta primeira etapa, destinados a crianças de até 14 anos que estão na longa fila de espera — que já ultrapassa 950 casos, incluindo reavaliações.
As consultas, viabilizadas por meio do CIS-Amfri com investimento de R$ 25 mil, acontecerão semanalmente às quartas-feiras, em dois locais: uma clínica de neuropediatria em Itajaí e o Hospital Pequeno Anjo. O transporte será oferecido pela própria Secretaria de Saúde, sem custo às famílias.
Após o diagnóstico, os pacientes serão encaminhados para atendimento conforme o grau de suporte necessário, sendo acompanhados por instituições como a Casa do Autista, Ama Litoral e APAE. Os convênios estão passando por reestruturação para atender toda a demanda.
Além do mutirão, um novo Grupo Técnico de Trabalho (GTT) foi criado para reforçar as políticas públicas voltadas ao autismo. O grupo contará com a participação de familiares, profissionais de várias secretarias e representantes da sociedade civil, com o objetivo de garantir inclusão, reavaliações contínuas e suporte integral às famílias.
Créditos: Menina FM.
0 comentários