Fique por dentro dos últimos acontecimentos

UTIs de SC à beira do colapso: 3 regiões já com leitos em estado de superlotação no estado; Itajaí e cidades do Baixo Vale se encontram na lista

29 abr 2025 | Estadual e Nacional, Itajaí e Região, Saúde

Santa Catarina enfrenta um cenário crítico de superlotação nas UTIs da rede pública. Com 97,51% de ocupação, restam apenas 24 leitos disponíveis dos 964 destinados a adultos em todo o Estado. A situação se agravou devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e à baixa adesão à vacinação contra a gripe. Em três macrorregiões – Foz do Rio Itajaí, Vale do Itajaí e Grande Oeste – a taxa de ocupação já chegou a 100%.

Os dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges) revelam também um cenário preocupante nas UTIs neonatais, com 87,59% de ocupação, e nas infantis, com 74,19%. Em Blumenau, o hospital Santa Isabel opera acima da capacidade, com lotação superior a 100% nos leitos do SUS. O governo estadual promete abrir mais 30 leitos nas regiões mais afetadas.

Desde o início do ano, mais de 2 mil casos de SRAG e 48 mortes foram registrados em Santa Catarina, especialmente nas regiões de Florianópolis, Itajaí e Joinville. Entre 1º e 22 de abril, 286 crianças foram internadas por doenças respiratórias, sendo 64 delas em UTIs. A sobrecarga hospitalar preocupa autoridades de saúde e reforça a necessidade urgente de ampliação da rede e da imunização.

A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 7 de abril, ainda tem baixa adesão: apenas 17,13% do público-alvo se vacinou. A partir de 10 de maio, a vacina será liberada para toda a população. A trivalente oferecida pelo SUS protege contra os principais vírus influenza em circulação. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e dos cuidados básicos, como etiqueta respiratória e higienização das mãos, para conter o avanço das infecções.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *