
Cerca de 193 mil eleitores de Santa Catarina têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento do documento. A irregularidade atinge quem não votou, não justificou e não pagou multa nas últimas três eleições, considerando cada turno como um pleito.
O título cancelado impede o acesso a diversos direitos, como tirar passaporte, obter carteira de identidade, se inscrever em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino e até assumir cargos públicos. A regularização pode ser feita pelo site do TRE-SC, no aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios eleitorais.
Para regularizar, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto, o título ou o e-Título, comprovantes de votação ou justificativa, além do pagamento das multas. Caso não consiga pagar, pode solicitar a dispensa ao juiz eleitoral.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os homens lideram a estatística dos eleitores irregulares em SC, especialmente na faixa etária entre 25 e 29 anos. Até o momento, apenas 4 mil pessoas resolveram a pendência.
0 comentários