
Santa Catarina segue enfrentando dias de calor intenso, com temperaturas que podem atingir 37°C no Grande Oeste e 33°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí nesta quarta-feira (5). Apesar do calorão, ele ainda não é classificado como uma onda de calor, pois não se mantém por cinco dias consecutivos e as mínimas ainda ficam abaixo dos 20°C em algumas regiões.
Além das altas temperaturas, os temporais típicos de verão continuam atingindo o estado, especialmente entre a tarde e a noite. No Meio-Oeste e no litoral, as chuvas podem ser intensas, mas o risco é classificado como moderado a baixo. Regiões como o Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí devem ter os maiores acumulados de precipitação.
A Defesa Civil alerta para o risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente no Extremo Oeste, onde os termômetros marcam entre 34°C e 37°C. Já no restante do estado, as tardes seguem abafadas, com máximas entre 30°C e 33°C.
Na quinta-feira (6), uma frente fria deve amenizar o calor, derrubando as temperaturas em média 4°C. Isso significa que, em vez dos 32°C registrados nos últimos dias, os termômetros devem marcar cerca de 28°C, trazendo um alívio temporário para os catarinenses.
0 comentários