Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Santa Catarina enfrenta sensação térmica de até 57°C; veja as cidades mais quentes

11 fev 2025 | Estadual e Nacional, Itajaí e Região

A intensa onda de calor que atinge Santa Catarina elevou o índice de calor a níveis extremos nesta terça-feira (11), com sensação térmica de até 57°C em algumas regiões. O município de Nova Veneza, no Sul do Estado, registrou a maior marca, com temperatura real de 39,3°C às 15h, de acordo com a Epagri/Ciram. O índice de calor, que combina temperatura e umidade, explica a sensação térmica elevada, tornando o clima ainda mais sufocante.

Outras cidades do Sul também sofreram com o calor intenso. Meleiro e Jacinto Machado registraram índice de 52°C, com temperaturas de 41°C e 39°C, respectivamente. Criciúma atingiu 40°C e uma sensação térmica de 46°C, enquanto Florianópolis, mesmo com 33°C, apresentou índice de calor de 44°C. Especialistas alertam que o calor extremo pode agravar problemas de saúde, principalmente para idosos e crianças.

Diante desse cenário, especialistas recomendam medidas para minimizar os efeitos das altas temperaturas. Beber bastante água, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h e optar por roupas leves são algumas das principais orientações. Além disso, atividades físicas devem ser realizadas nos horários mais frescos do dia, e nunca se deve deixar crianças, idosos ou animais em veículos estacionados.

Com o calor intenso e previsão de continuidade das altas temperaturas, é essencial adotar hábitos preventivos e buscar assistência médica ao primeiro sinal de desidratação ou insolação. O Samu já alertou para o risco de golpe de calor, que pode levar a complicações graves. A recomendação é se proteger e ficar atento às condições climáticas nos próximos dias.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!