
A informação chegou primeiro, e logo depois veio a oportunidade de cuidar da saúde. Após participarem de uma palestra sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), os funcionários de uma indústria de papel e celulose, no bairro Cordeiros, tiveram acesso, nesta quarta-feira (16), à testagem rápida para detecção de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis.
A ação integra o trabalho contínuo do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Itajaí, que tem visitado empresas da cidade — como estaleiros e companhias de limpeza e conservação — com o objetivo de conscientizar sobre os riscos das ISTs e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce.
Durante a manhã, a expectativa foi de que 280 testes fossem realizados. O resultado é disponibilizado em cerca de 30 minutos e todo o processo é conduzido com absoluto sigilo.
Nos casos positivos, os cidadãos recebem orientação e encaminhamento para acompanhamento e tratamento nas unidades de saúde do município.
“De acordo com o resultado, que é sigiloso, nós damos os encaminhamentos para que as pessoas sejam atendidas nas unidades de saúde do município”, explicou a enfermeira Jamille Hoepcke Cardoso.
Empresas, escolas, ONGs, projetos sociais e demais entidades públicas ou privadas interessadas em receber as atividades de conscientização, prevenção e testagem de ISTs podem solicitar a ação diretamente ao DVE.
O contato deve ser feito pelo e-mail: previneist@itajai.sc.gov.br.
0 comentários