Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Vacinação contra a influenza se estende até o fim de maio em Itajaí

19 maio 2025 | Itajaí e Região, Saúde

O município de Itajaí chegou a marca de 38.836 vacinas aplicadas contra a Influenza até a última sexta-feira (14). A decisão de estender os horários de atendimento até às 19h30, visa aumentar a cobertura vacinal contra a influenza e alcançar as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde, que recomenda a imunização de 90% da população-alvo.

Desde o início da campanha, em maio, o município tem intensificado suas ações para mobilizar a população. Segundo a Diretora Executiva de Saúde, Kelly Eskelsen, a taxa de cobertura da vacina influenza ainda está abaixo do esperado.

“No município de Itajaí, temos aproximadamente 25 mil crianças de 0 a 6 anos de idade, mas apenas 5 mil foram imunizadas. Entre os idosos, são cerca de 35 mil, dos quais 12 mil procuraram as unidades de saúde para se vacinar. As gestantes também integram o grupo prioritário: das 2.700 que deveriam ser imunizadas, apenas 360 receberam a vacina”, destacou.

A adesão da população é de suma importância. Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência ou de seu bairro. A vacina da influenza é disponível para toda a população de qualquer faixa etária.

No último Dia D de vacinação, a cidade registrou uma mobilização significativa, com aproximadamente 10 mil pessoas vacinadas. A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Clarice Marias Spech, destaca a importância de manter esse engajamento.

“A população respondeu aos chamados, e agora reforçamos novamente esse apelo para que todos procurem se vacinar. Nosso objetivo é reduzir as internações por doenças respiratórias graves. Lembrando que, atualmente, a vacina está disponível para todas as idades, não apenas para os grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes. Tragam seus pais, tragam seus filhos e nos ajudem a fortalecer a saúde em nosso município”, afirmou Clarice Marias Spech, diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *