
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde e Programa de Controle a Dengue, ressalta a importância de medidas de combate à dengue após períodos de chuva. A soma de fatores como calor e água possibilitam um cenário perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti. Confira orientações para prevenir e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
“Entendemos que o momento agora é das pessoas cuidarem de suas residências, de seus imóveis. Porém, após passar essa questão do alagamento, é muito importante que a população vistorie seu quintal para eliminar objetos e recipientes que possam acumular água parada. Precisamos e contamos com a ajuda de todos”, destaca o Coordenador do Programa de Controle a Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
Após a água baixar, é importante realizar a vistoria do quintal e eliminar recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros. Além disso, é recomendado realizar a limpeza de calhas e lajes, assim como manter caixas d’água e reservatórios tampados.
A população também pode realizar denúncias de focos através do aplicativo Conecta.í, no módulo “Dengue” e na opção “Denúncia”. Através do aplicativo também é possível conferir o boletim da dengue. Mais informações sobre a situação no Município estão disponíveis através do portal da dengue, através deste link (clique aqui).
Confira outras orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:
– Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia;
– Deixar as lixeiras bem tampadas;
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
– Cobrir piscinas;
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
– Limpar a bandeja externa da geladeira;
– Evitar o acúmulo de entulho;
0 comentários