Um incêndio em um carro elétrico abalou a estrutura de uma residência no Bairro Potecas, em São José, na madrugada desta quarta-feira (13). Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram uma garagem de três andares tomada pelas chamas, com um veículo elétrico e uma motocicleta no interior. Felizmente, os moradores da casa e da edícula conseguiram sair a tempo, mas o fogo se espalhou rapidamente devido à alta temperatura da bateria do veículo.
A bateria de íons de lítio do carro elétrico intensificou o incêndio, liberando substâncias tóxicas e tornando o combate às chamas mais complexo. Por conta disso, os bombeiros precisaram usar cerca de 21.500 litros de água para controlar as chamas, além de operar com precaução, combatendo o fogo de fora da estrutura, devido ao risco de colapso. Seis viaturas de bombeiros de diferentes quartéis participaram da operação, que durou várias horas.
A intensidade do incêndio, causada pela queima da bateria do veículo elétrico, resultou no colapso da laje da garagem sobre o carro. O rescaldo do incêndio foi prejudicado pela queda da estrutura, o que dificultou a finalização da ocorrência. Após o controle do fogo, a casa foi interditada para uma avaliação detalhada da segurança da estrutura.
Embora incêndios em veículos elétricos sejam menos comuns do que em carros a combustão, a presença de baterias de íons de lítio pode causar incêndios mais intensos e de difícil controle. Especialistas recomendam manutenção regular e inspeções nos sistemas elétricos para prevenir acidentes. Além disso, em caso de incêndio, é fundamental evacuar o local, manter distância e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Vídeo: TvBV.
0 comentários