Na última quinta-feira (02), a gestão pública de Itajaí realizou reuniões estratégicas com representantes dos trabalhadores portuários, servidores da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) e da Autoridade Portuária de Santos (APS). O encontro na sede da SPI abordou ajustes no convênio de cooperação firmado entre as partes em 27 de dezembro de 2024, focando na otimização das operações portuárias e administrativas.
Na parte da tarde, às 16h, a discussão prosseguiu na sede da Prefeitura, com ênfase em pontos fundamentais, como a assunção definitiva dos servidores efetivos, cessão de áreas não operacionais ao Município, sub-rogação total dos contratos pela SPI e indicação de um superintendente interino com perfil técnico. O pagamento de precatórios pela APS também esteve em pauta, consolidando o compromisso com a gestão eficiente do porto.
O Prefeito destacou o otimismo em relação às mudanças necessárias, que serão formalizadas por meio de um aditivo ao convênio. Além disso, reforçou o compromisso com o cronograma de projetos de mobilidade urbana, essenciais para ampliar e modernizar as atividades portuárias, beneficiando diretamente o desenvolvimento econômico da região.
Como medida adicional, foi determinada à Procuradoria a realização de uma auditoria especializada na SPI. O objetivo é apurar a situação patrimonial e financeira da Superintendência, incluindo um inventário dos bens imóveis adquiridos durante o convênio com a União e a análise dos investimentos realizados pelo Município ao longo do período de delegação.
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