Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Itajaí discute projetos para minimizar danos em épocas de cheias

17 jan 2025 | Itajaí e Região, Policial e Segurança

O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria de Planejamento Estratégico, está realizando reuniões para avaliar propostas de prevenção e contenção em período de cheias na cidade. A iniciativa busca definir ações e transformá-las em projetos para evitar eventuais danos de chuvas. A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira (17), e novos encontros serão marcados para aprofundar o debate do tema.

“Sabemos que Itajaí não está em uma posição favorável geograficamente, é uma cidade litorânea cortada por um grande rio e que sofre com as cheias provenientes das chuvas. O que devemos buscar é minimizar ao máximo os danos que vão acontecer. Para isso, vamos precisar lançar estratégias para minimizar os efeitos das cheias. Estamos buscando informações junto a Defesa Civil do estado e empresas que já realizaram estudos e projetos no rio. O objetivo é agilizar o processo e tomar a melhor decisão possível para encaminhamentos assertivos”, destaca o Diretor Executivo de Planejamento Estratégico de Itajaí, Mark Caldeira.

Um dos projetos discutidos durante a reunião inicial visa a dragagem do rio Itajaí-Mirim e uma maneira de proteger a barragem. Isso porque, além de aumentar o nível do rio, o alto volume de chuva traz consigo detritos que prejudicam o funcionamento da proteção. Para conter esses danos, a estratégia inclui a instalação de contenções que impeçam a chegada de grandes volumes de rejeitos. As barreiras também terão a função de facilitar a remoção e limpeza desses resíduos.

Além da Coordenadoria de Planejamento Estratégico, as movimentações que buscam tratar essas estratégias envolvem as Secretarias de Urbanismo, Obras e Governo. A iniciativa também conta com o apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Defesa Civil, Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e Gabinete do Vice-Prefeito.

Outras reuniões serão realizadas com o objetivo de avaliar novas propostas de projetos. O intuito é definir uma estratégia que possa ser viabilizada para dar os primeiros passos de execução.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!