
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) notificou a Celesc para prestar esclarecimentos sobre falhas na emissão de faturas, que afetaram quase 500 mil consumidores no Estado. A empresa tem um prazo de 10 dias para explicar as providências que estão sendo tomadas para resolver o problema, causado pela implementação de um novo sistema comercial. A mudança gerou atrasos na emissão das contas e deixou consumidores com cobranças acumuladas.
Segundo o promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, os relatos apontam que as faturas retidas têm valores elevados, gerando dificuldades de pagamento para muitas famílias. O MPSC também questiona se a Celesc irá oferecer opções de parcelamento e quais melhorias estão sendo feitas no atendimento presencial para suprir a alta demanda e evitar recorrências no futuro.
De acordo com a Celesc, os atrasos se devem à necessidade de analisar inconsistências nas medições e nos valores cobrados, o que teria sido agravado pela troca do sistema para a plataforma “Connect”. Atualmente, cerca de 140 mil consumidores ainda enfrentam problemas, enquanto relatos indicam falhas nas soluções oferecidas pelas agências presenciais, que acumulam protocolos sem respostas.
Além da notificação à Celesc, o MPSC acionou o Procon Estadual para que informe, em até 20 dias, quais medidas já foram tomadas em relação à concessionária. O caso reacendeu o debate sobre a qualidade do serviço público de energia elétrica e a necessidade de maior atenção às demandas da população catarinense.
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