A Secretaria de Obras registrou 65 caminhões e 1,5 mil metros cúbicos de lixo e entulho recolhidos no primeiro dia do Programa Cidade Mais Limpa. A terça-feira (14) foi marcada pelo mutirão de limpeza nos bairros São Vicente e Cidade Nova. Os trabalhos seguem na região durante toda a semana.
O programa utiliza 16 caminhões truck e 16 carregadeiras, mais de 40 colaboradores divididos em oito equipes para recolher os entulhos, lixos, restos de móveis, entre outros. O Programa Cidade Mais Limpa quer eliminar a sujeira e os entulhos dos bairros de Itajaí e evitar a proliferação dos focos de dengue.
“O custo do mutirão é mais de R$24 mil por dia de operação. Ou seja, é um gasto para o poder público. Por isso, nós esperamos a colaboração da comunidade, temos o Cata Treco para o recolhimento dos móveis, as subprefeituras (Coordenadorias Regionais de Atendimento ao Cidadão) e a Secretaria de Obras que recolhe os entulhos. Então, não há motivo para jogar os materiais nas ruas que além de sujar a cidade, ajuda a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, explica o secretário de Obras, Tarcizio Zanelato.
As equipes seguirão nos bairros São Vicente e Cidade Nova entre terça (14) e sexta-feira (17). A próxima etapa irá contemplar a região do bairro Cordeiros. Para descarte de móveis e eletrodoméstico, o Caminhão Cata Treco atende as demandas da população.
Outros materiais podem ser descartados gratuitamente no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na Rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. Cada morador pode descartar até 1 m³ de resíduos e entulho por domicílio, por dia. Além disso, a população também pode realizar descartes na Secretaria de Obras, que fica na Rua José Pereira Liberato, nº 1889, no bairro São João.
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