
Agentes de combate a endemias de Itajaí iniciaram, nesta segunda-feira (27), o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) no município. A ação, que é realizada duas vezes ao ano, percorrerá todos os bairros da cidade nas próximas semanas e tem como objetivo mapear áreas com alta concentração de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Cerca de 30 agentes capacitados estão envolvidos no levantamento, com apoio de veículos e motocicletas. O coordenador de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira, ressalta a importância da colaboração da população, permitindo a entrada dos agentes nas residências para a inspeção. O levantamento ajudará a identificar os locais com maior presença de criadouros do mosquito, informações essenciais para o planejamento de ações de controle mais eficazes.
O LIRAa será realizado em amostragem, com a visita a 450 imóveis por estrato, totalizando uma análise abrangente sem necessidade de visitar todas as residências. Alguns bairros terão 50% dos imóveis de cada quarteirão vistoriados, garantindo dados representativos. A ação de janeiro marca o primeiro levantamento de 2025, com a meta de priorizar as áreas mais críticas para o controle da infestação.
Lúcio Vieira destaca que o levantamento fornecerá dados valiosos para a implementação de estratégias preventivas contra o Aedes aegypti. Para colaborar, a população pode seguir algumas orientações para evitar a proliferação do mosquito, como usar repelentes, manter lixeiras tampadas, evitar o acúmulo de entulho e cobrir piscinas.
0 comentários