
“Nota de esclarecimento à Band FM Itajaí
O Colégio São José, a Rede Santa Paulina e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, diante da recente publicação de notícias por meio do Instagram, vem a público esclarecer os fatos e reafirmar seu compromisso com uma educação pautada no respeito à legislação e na formação integral dos alunos.
A instituição de ensino informa que são falsas e ofensivas as afirmações no sentido de que o conteúdo de seus materiais didáticos traz “transversão de valores”, palavras ditas pelo vereador citado na reportagem da tribuna da Câmara de Vereadores.
O conteúdo ministrado pela instituição de ensino se limita àquele definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento normativo direcionado às redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, incumbindo às escolas o dever (e não a opção) de abordá-lo em sala de aula com vistas ao esclarecimento aos educandos.
A intolerância de grupo de pais com temas que integram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a discriminação com relação a autores e grupos específicos da sociedade, todavia, refletiu-se no discurso sustentado na Câmara de Vereadores.
A atuação da instituição de ensino se pauta no diálogo junto a todos os grupos que compõem a comunidade escolar – que houve no caso específico, e não em supostas e inexistentes ameaças, como também dito da tribuna pelo vereador citado na reportagem.
Todavia, repudia-se qualquer tentativa de manipulação da informação que busque comprometer a reputação da escola ou influenciar indevidamente a percepção da sociedade sobre o trabalho educacional realizado, reservando-se ao exercício do direito de ação em âmbito civil e criminal quando se caracterize infundada ofensa à sua imagem e reputação, bem como no encaminhamento de situações discriminatórias ao Ministério Público para as apurações de sua competência.
O Colégio São José, a Rede Santa Paulina e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição reafirma o seu comprometimento com os valores cristãos e a legislação educacional, que sempre conduziram as práticas educacionais desde a sua existência.
Ass. Altair Antonio Claro – Diretor do Colégio São José.”
São José tem todo meu apoio respeito confiança. Idôneo minha filha se formou recentemente neste colégio São José.
Só lamento que um vereador sem o mínimo de conhecimento deinformações infundadas . Deveria como vereador volta a estudar para sim ter a consciência que não se passa de forma leviana noticias sem procedência.
Sou grata ao colégio São José.
Minha mãe estudou no colégio São José, eu e meus irmãos tbm, assim como meus filhos e sobrinhas tbm! Estamos falando de décadas de bom ensino! Creio que o senhor vereador citado não conhece as LEIS do país! A BNCC e a Lei de diretrizes e bases da educação, estabelecem como OBRIGATÓRIO, o direito à educação para a igualdade de gênero, raça e orientação sexual. Então não há questionamentos! É lei! Simples assim!