Fique por dentro dos últimos acontecimentos

Contribuinte pode pagar IPTU com prazos e descontos especiais em Itajaí

8 jan 2025 | Itajaí e Região, Política e Educação

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma importante arrecadação que traz melhorias para a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura do município. Por isso, é de suma importância, que os contribuintes estejam em dia com o município. Os carnês de 2025 estarão disponíveis para pagamento a partir do dia 15 de janeiro, com condições especiais de desconto e parcelamentos.

Quem optar pelo pagamento em cota única terá 20% de desconto se quitar até o dia 15 de fevereiro. Para os pagamentos até 15 de março o desconto é de 10%. Já para quem preferir o parcelamento, é possível dividir o valor em até 10 vezes, com a primeira parcela vencendo em 15 de março de 2025 e as demais com vencimento no dia 15 de cada mês.

Para os cidadãos que pagaram o IPTU 2024 em dia, o Município de Itajaí ainda garante um desconto de 10% no valor do imposto. A fatura é gerada automaticamente e já é entregue aos contribuintes com o abono.

“Estamos lançando o IPTU com benefícios para o bom pagador. Itajaí é uma das únicas cidades que premia o cidadão que pagou seu imposto em dia com um desconto de 10%. Além disso, temos os descontos para o pagamento em cota única antecipado”, destaca o secretário de Fazenda, Rodrigo Silveira. “Para uma boa gestão das contas públicas, é importante manter o equilíbrio entre a arrecadação e os gastos. Por isso o governo está iniciando um grande processo de revisão de despesas a fim de dar mais efetividade à aplicação do dinheiro do contribuinte”, aponta Silveira.

Os carnês estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura a partir de 15 de janeiro e também poderão ser impressos na Praça do Cidadão. Para os imóveis com construção, a entrega dos carnês pelos Correios começará na última semana de janeiro.

A correção do valor do IPTU será feita com base no IPCA acumulado entre novembro de 2023 e outubro de 2024, no valor de 4,7581%. Além disso, alguns imóveis continuam com o aumento previsto na Planta Genérica de Valores de 2018, com reajustes limitados a 15% ou 20%, já considerando a correção do IPCA. Os contribuintes podem acessar o site da Prefeitura ou comparecer à Praça do Cidadão para mais informações e esclarecimentos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua música!