A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste foi encerrada neste sábado (23), no Costão do Santinho, em Florianópolis. Os governadores dos sete estados envolvidos divulgaram a Carta de Florianópolis, documento oficial fruto dos três dias de trabalho e discussão nas câmaras temáticas do evento.
O texto traz medidas a serem tomadas e sugestões principalmente sobre as agendas de Segurança, Meio Ambiente e Reforma Tributária. Outros temas como saúde, Educação, Assistência Social, segurança pública, economia foram discutidos nos três dias de reuniões.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, proposta pelo Governo Federal, causou preocupação no grupo de governadores. Isso porque eles entendem que, se aprovado, o texto vai trazer diversas alterações significativas no sistema de segurança pública no Brasil, gerando uma série de incertezas para as gestões estaduais.
Um dos temas mais relevantes foi o clima, e a proteção aos desastres teve ampla discussão.
A edição de Santa Catarina foi um marco para o COSUD. Isso porque foi efetivamente criada a pessoa jurídica do consórcio, que vai poder celebrar contratos e ter mais autonomia e agilidade para se financiar e tirar os projetos do papel. A partir de agora ficou estabelecido também que cada estado ficará responsável por uma Câmara Temática. Todas as informações sobre a 12ª edição do COSUD estão em https://estado.sc.gov.br/noticias/
0 comentários