
A rede elétrica defasada tem impedido o funcionamento de 800 aparelhos de ar-condicionado nas escolas municipais de Itajaí. A sobrecarga já provocou princípios de incêndio em dois centros de educação infantil, e a Secretaria Municipal de Educação agora corre contra o tempo para ampliar a capacidade de energia das unidades que não passaram por manutenção nos últimos anos.
Para entender a gravidade do problema, a secretaria realizou um levantamento junto aos diretores das escolas e iniciou visitas técnicas. Em inspeção na Escola Básica Aníbal César, foi constatado que quatro aparelhos já instalados permanecem desligados, pois a rede elétrica não suporta a carga dos 20 equipamentos da unidade.
Diante da urgência, a Prefeitura contratou equipes emergenciais para realizar os reparos. O Secretário de Educação, Silvano Amaro, criticou a falta de planejamento na aquisição dos aparelhos. “Investiram dinheiro público sem garantir que a infraestrutura elétrica suportaria a demanda. Agora, estamos resolvendo esse problema para garantir conforto aos alunos e professores”, afirmou.
0 comentários