
A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (12) um grande mutirão de exames de imagem e diagnóstico. Somente no mês de maio, serão disponibilizados aproximadamente 2 mil exames, com foco na redução das filas de espera. Estão previstos procedimentos como ultrassonografias, teste ergométrico, Holter (Mapa), entre outros exames fundamentais para o acompanhamento médico da população.
A iniciativa foi viabilizada graças ao credenciamento de novas clínicas e laboratórios, além do cumprimento dos contratos já existentes. Com isso, cerca de 900 novas vagas já foram abertas nesta primeira etapa. Os exames são direcionados para pacientes com demandas reprimidas e os agendamentos são realizados pelo Departamento de Regulação do Município e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que entram em contato com os pacientes para informar datas e locais.
Pensando no futuro e na ampliação dos serviços, a Secretaria de Saúde projeta triplicar o número de exames a partir de junho. Com a adesão de sete novas clínicas ao programa, a expectativa é atingir milhares de atendimentos mensais, incluindo novas modalidades de diagnóstico. À medida que os contratos forem formalizados, a rede ampliará a quantidade de exames e a diversidade dos procedimentos ofertados.
Para este primeiro ciclo do mutirão, estão sendo investidos R$ 1 milhão, como parte de um planejamento maior para combater o acúmulo de solicitações no sistema público de saúde. O edital de credenciamento vigente, homologado pela Secretaria Municipal de Governo, prevê um total de cerca de R$ 22 milhões destinados exclusivamente à realização de exames e diagnósticos que aguardam atendimento há meses.
0 comentários