
Antes mesmo do presidente Lula embarcar rumo à Rússia, a primeira-dama Janja Lula da Silva já desembarcou em Moscou e iniciou um verdadeiro tour cultural pelo país. Entre os pontos visitados estão o Kremlin — sede do governo e residência oficial de Vladimir Putin — o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e até a tradicional Fábrica de Porcelana Imperial.
Nas redes sociais, Janja compartilhou cliques das visitas e falou sobre o “orgulho” do povo russo na preparação para as comemorações do Dia da Vitória, que celebra o fim da Segunda Guerra Mundial. A comitiva de Lula só chega à Rússia no dia 8 de maio para participar oficialmente do evento.
Apesar do tom solene adotado, o roteiro da primeira-dama se parece mais com um passeio turístico do que com missão diplomática. Além dos pontos históricos, Janja aproveitou para conhecer centros culturais e religiosos, como a Catedral do Sangue Derramado.
Segundo o Planalto, ela estaria focada em agendas culturais e educacionais, e na promoção da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza — bandeira que defende desde o G20. No entanto, a crítica que fica no ar: em tempos tão turbulentos internacionalmente, seria esse o melhor momento para turismo com verba pública?
0 comentários