O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira (13), um vídeo onde aparece caminhando pelos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado do neurocirurgião Marcos Stavale e da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. O registro mostra o presidente com um curativo na cabeça, refletindo sinais de recuperação após o procedimento realizado no início da semana.
Na publicação, Lula transmitiu tranquilidade aos brasileiros. “Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, escreveu na mensagem. O vídeo marca a primeira aparição pública do presidente desde a cirurgia de emergência realizada na madrugada de terça-feira para tratar uma hemorragia causada por um acidente doméstico sofrido em outubro.
Após três dias na UTI, Lula foi transferido para um quarto na manhã desta sexta-feira. Segundo o boletim médico mais recente, o presidente “segue lúcido e orientado” e tem previsão de alta para o início da próxima semana, quando retornará a Brasília. Apesar do repouso recomendado, Lula segue desempenhando funções presidenciais, sancionando atos da UTI e se comunicando por videochamada com autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin.
O procedimento ao qual Lula foi submetido envolveu a embolização de uma artéria para prevenir novos sangramentos. Na quinta-feira (12), ele passou por exames complementares, recebeu a visita de familiares e teve o dreno intracraniano retirado. A equipe médica destacou que ele apresenta boa evolução clínica, mantendo uma rotina de alimentação e movimentação no hospital.
O atual presidente foi internado na noite de segunda-feira (09), após queixas de fortes dores de cabeça. A hemorragia identificada foi relacionada ao acidente doméstico anterior, e sua transferência para São Paulo foi considerada urgente para a realização da cirurgia.
0 comentários