
Garantir um atendimento acessível e humanizado é essencial para a promoção da saúde. Com esse compromisso, mais de 250 agentes comunitários de saúde (ACS) da rede municipal participaram do PlanificaSUS, programa do Ministério da Saúde realizado em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Em Santa Catarina a capacitação funciona com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado por meio de suas regionais, neste caso, atendida pela Regional Foz do Rio Itajaí. O objetivo da edição atual do programa é padronizar o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais, fortalecendo a qualidade do atendimento à comunidade.
O PlanificaSUS busca implementar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, consolidando a Atenção Primária e organizando a Rede de Atenção à Saúde no SUS. Em Itajaí, a Secretaria de Saúde lidera a aplicação dessas diretrizes nas unidades básicas, aprimorando continuamente os processos de trabalho.
Clarice Spetch, Diretora de Atenção à Saúde de Itajaí (DAS), destacou a importância da capacitação: “A formação contínua dos profissionais de saúde é essencial para um atendimento mais eficiente e qualificado. O PlanificaSUS permite que nossos agentes aprimorem suas práticas e ampliem o acolhimento à população, especialmente no campo da saúde mental.”
Com iniciativas como essa, a Secretaria de Saúde de Itajaí reafirma seu compromisso com a qualificação dos profissionais e a melhoria dos serviços à população, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.
0 comentários