O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira (30) o calendário oficial de 2025 no Diário Oficial da União. Com diversos feriados prolongados e pontos facultativos ao longo do ano, o planejamento antecipado promete facilitar viagens e momentos de descanso.
O primeiro grande feriado prolongado será em abril, com a Paixão de Cristo no dia 18 (sexta-feira) emendando com o feriado de Tiradentes no dia 21 (segunda-feira), totalizando quatro dias seguidos de descanso. Além disso, o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, cai em uma quinta-feira, oferecendo a possibilidade de um dia prolongado na sexta-feira, a depender de decretos locais.
Junho também será um mês estratégico para pausas, com o ponto facultativo de Corpus Christi no dia 19 (quinta-feira) e a sexta-feira seguinte, dia 20, também prevista como ponto facultativo. Já em novembro, o Dia de Zumbi e Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será outro feriado prolongado em uma quinta-feira.
Alguns feriados, no entanto, não favorecerão períodos estendidos. É o caso do feriado de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que caem em domingos. Por outro lado, o Natal (25 de dezembro) em 2025 será em uma quinta-feira, garantindo mais um descanso prolongado para o final do ano.
Por fim, além dos feriados, o calendário contempla pontos facultativos como os dias 3, 4 e 5 de março (Carnaval), 28 de outubro (Dia do Servidor Público) e vésperas de datas festivas como Natal e Ano-Novo, com horário reduzido. Com tantas datas especiais, 2025 promete oportunidades ideais para viagens ou momentos de lazer.
0 comentários