
O programa “Minha Escola é o Bicho” teve sua abertura oficial no Centro Educacional Cordeiros, proporcionando uma tarde especial para os alunos do 5º ano. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Guarda Municipal, Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e Corpo de Bombeiros Militar, busca conscientizar sobre os direitos, proteção e guarda responsável dos animais.
Além das palestras educativas, os alunos têm contato prático com os animais. No primeiro encontro, a cadela Moama, treinada para buscas e resgates, foi apresentada pelo Cabo Thiago Amorim, destacando a importância dos cães no auxílio a operações de salvamento e na sociedade. Esse contato fortalece valores como respeito e responsabilidade com os seres vivos.
O projeto também foca na prevenção de crimes ambientais, ensinando desde cedo a importância do respeito ao meio ambiente. “Educar as crianças dentro do ambiente escolar é a melhor forma de prevenir e formar cidadãos conscientes”, afirma a Guarda Municipal Ambiental, Andreza Simioni.
Criado em 2020, o programa vai além das palestras, promovendo atividades integrativas e uma gincana no final do ano. A iniciativa seguirá por outras escolas da cidade, incentivando o aprendizado e certificando os alunos que participam do projeto.
0 comentários