
Itajaí deu mais um passo para ampliar o acesso de alunos da rede municipal de ensino à educação inclusiva e de qualidade. Nesta terça-feira (01) foram nomeados 18 agentes efetivos de apoio em educação especial, que atuarão por 20 horas e 40 horas semanais nas escolas do Município.
Esta é a primeira nomeação realizada pela Secretaria Municipal de Educação através do Edital 29/2024, concurso público que abriu 151 vagas para professores, agentes em educação, técnicos, intérpretes e outros cargos. Agora, um edital de convocação será divulgado para informar os prazos e documentos necessários para a efetivação dos concursados. Após a validação dos procedimentos obrigatórios, os agentes poderão atuar dentro da sala de aula.
O grupo de auxiliares em educação especial será distribuído nas unidades de ensino da rede municipal de acordo com a necessidade dos alunos, priorizando estudantes que requerem mais cuidados e atenção. No futuro, novos agentes serão convocados para o quadro efetivo da Secretaria, assim como aqueles aprovados para os demais cargos.
Os agentes em educação especial são profissionais que auxiliam alunos com deficiência e facilitam a inclusão das crianças no âmbito escolar. Esses profissionais ajudam a aplicar as atividades propostas aos estudantes, desenvolvem materiais pedagógicos, estimulam a independência, atuam como leitor para estudantes com deficiência visual ou intelectual, entre outras funções. O edital e demais documentos oficiais podem ser acessados aqui.
0 comentários